O americano Seth Godin é considerado um dos maiores pensadores do marketing moderno. O que quero fazer aqui é mostrar como suas ideias se aplicam perfeitamente ao negócio de prestação de serviços jurídicos — especialmente no que diz respeito à construção da marca pessoal dos advogados. Os trabalhos de Godin enfocam a forma como o marketing e a comunicação evoluíram na era digital. Nesse mundo bombardeado por informações, ele insiste na importância de criarmos conexões genuínas e fala de uma regra de ouro, simples mas poderosa: “seja notável”. No contexto do marketing jurídico, essa ideia pode ser um diferencial significativo.
O mais interessante é que, segundo Godin, ser notável não significa necessariamente ser popular. Tem muito mais a ver com conquistar visibilidade para seu público de interesse, não importa o tamanho. Esse público pode ser formado apenas pelos seus clientes ou pelos seus colegas de trabalho. Não importa quantas pessoas acompanham suas postagens no LinkedIn, o “X” da questão é como seus seguidores podem se beneficiar do que você diz. Nesse sentido, ser notável não é exatamente sobre você, mas sobre como os outros podem aproveitar suas experiências e conhecimentos.
E trabalhar para ser notável é o que você deve fazer para gravar seu nome na memória das pessoas que fazem parte do seu círculo profissional. É assim que você é lembrado para dar palestras, colaborar com projetos e, claro, fazer negócios. Ser notável significa ser digno de atenção, ser excepcional de alguma maneira. No marketing jurídico, isso implica em ir além do convencional, destacando-se tanto pela excelência quanto pela inovação. Envolve criar uma identidade única que ressoe com clientes potenciais e se diferencie da concorrência.
Advogados têm a faca e o queijo na mão para se tornarem notáveis, pois lidam diariamente com temas que costumam ter grande relevância. Produzir conteúdo jurídico de alta qualidade que seja informativo, acessível e que gere engajamento pode ajudar a estabelecer um advogado ou escritório como uma autoridade notável em seu campo. Blogs, artigos, podcasts e vídeos são excelentes ferramentas para isso.
Engajar-se em causas sociais pode não apenas contribuir para a sociedade, mas também destacar um advogado ou escritório como notável. Isso demonstra comprometimento com valores maiores e constrói uma imagem pública positiva.
Aplicar a regra de ouro de Seth Godin no marketing jurídico significa focar em ser notável, criando uma presença única e valiosa no mercado. E só para reforçar, ser notável não é sobre popularidade, é sobre inspirar, sobre como os outros podem se beneficiar de suas experiências e conhecimentos.
Publicado originalmente na Análise Editorial.